Economize água na piscina do condomínio

Basta o final do ano se aproximar para que o calor chegue junto. Com o verão cada vez mais próximo e a temperatura subindo, a piscina do condomínio passa a ser uma excelente opção de lazer. Refrescar-se naquela água geladinha é uma boa solução para amenizar o calor escaldante de algumas cidades. Mas, para aproveitar a piscina de forma mais sustentável, é preciso tomar algumas atitudes essenciais. Confira a seguir.

 

Cubra a piscina:

A evaporação é um dos principais fatores que causam desperdício de água nas piscinas. Para evitar que isso aconteça, cubra a piscina com uma lona ou capa sempre que ela não estiver em uso. Além de reduzir a evaporação de 30% a 50%, a cobertura ajudará a manter a piscina limpa e a temperatura da água constante.

 

Fique atento a possíveis vazamentos:

Os vazamentos são grandes vilões de desperdício de água nos condomínios e, na piscina, não é diferente. Uma dica bacana é acompanhar o nível da água da piscina e, caso ele apresente uma queda brusca, pode haver vazamento.

Vale lembrar que, em dias muito secos e quentes, é comum o aumento da evaporação e, consequentemente, a diminuição do nível da água, que pode cair até 5cm.

 

Ainda na dúvida? Faça o teste do balde:

Às vezes, encontrar um vazamento não é tarefa fácil, mas um teste muito simples pode ajudar nessa missão. Siga os passos abaixo:

1) Pegue um balde, encha-o com água da piscina e marque seu nível com uma caneta.

2) Use a mesma caneta para marcar o nível da água da piscina.

3) Coloque o balde ao lado da piscina por um período de 24 a 48 horas.

4) Após este período, verifique os níveis de água. Se a água da piscina baixou muito mais do que a do balde, possivelmente há um vazamento.

 

Faça a manutenção preventiva

É muito importante verificar se a bomba e o filtro estão funcionando de forma eficiente. Quando esses equipamentos não estão operando de maneira adequada, o gasto com água aumenta de forma significativa.

 

Algumas características podem acelerar o processo de evaporação

Borda infinita e cascatas costumam deixar a piscina ainda mais bonita, mas, por aumentarem a agitação da água e, consequentemente, o contato com o ar, elas aceleram a evaporação da água. Além disso, aquecer a água da piscina também favorece a evaporação. Para diminuir a quantidade de água perdida, esses recursos devem ser evitados em dias secos e quentes.

 

Somente pessoas capacitadas devem cuidar da piscina

A água límpida e cristalina, além de ser bastante convidativa, é fundamental para a saúde dos banhistas. Por isso, a limpeza da piscina deve ser realizada com frequência por pessoas capacitadas para isso.

 

Reaproveite a água da piscina do condomínio

Sempre que for necessário trocar a água da piscina, não desperdice jogando-a pelo ralo! Reaproveite esta água para limpar as áreas comuns do prédio!

No verão, calor e piscina dão match (risos)! Mas, como sempre é possível tornar nossos dias mais sustentáveis, siga as nossas dicas, refresque-se e economize água na piscina do condomínio! 🙂

Fonte: Condomínios Verdes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *